Eu tive muita sorte: não fraturei nenhum osso, não tive nenhuma lesão interna, só machuquei bastante o peito. NÃO FOI culpa do instrutor, a culpa foi minha. Ele soltou rápido porque foi o que eu disse pra ele fazer. Ele não estava esperando que eu pegasse a barra tão rápido. Além disso, sim, eu estava fazendo uma pegada perigosa, não usei o dedão. Eu usei esta pegada por muitos anos e nunca tinha acontecido nada.
Cara, aquela instrutor foi desleixado… Ai.
Agora que temos sua atenção… queremos mostrar a verdadeira razão por trás deste artigo:
Supino em Declive Seguro para Leigos
A maioria das lesões de academia acontecem fazendo supino em declive. Alguns diriam que isso não é significante statisticamente porque este exercício é o mais praticado em academias. Pode ser, mas não vamos complicar esta merda:
- Não pegue a barra sem usar o dedão. Use seus dedões quando fizer o supino em declive. Como o nosso amigo do vídeo cima demonstrou, o risco da barra escorregar das suas mãos é muito alto, não vale a pena utilizar esta pegada, mesmo porque seus supostos benefícios não são comprovados.
- Peça a alguém para te ajudar no exercício.
- Não tente quebrar recordes pessoais sem uma pessoa te ajudando com a barra.
- Estude técnicas, estratégias e formas corretas de fazer o exercício: Veja algumas aqui.
Se você for fazer o supino em declive sozinho, aqui estão 4 jeitos de se exercitar de forma segura
1. Compre um Power Rack. Power Racks tem encaixes de segurança para você colocar a barra se ficar preso embaixo dela. O segredo é ajustar os pinos corretamente, para que você não os acerte quando estiver descendo com a barra, prejudicando seu movimento. Deite com suas costas arqueadas, para quando você ficar travado, apenas o movimento de apertar o estômago te ajudar a colocar a barra nos pinos. Aí, simplesmente fique embaixo da barra.
2. Evite falhas. Apenas pare o exercíco se você acha que não conseguirá finalizar outra repetição.
3. Faça o “rolo da vergonha”. Ele consiste em, basicamente, rolar a barra para baixo até suas pernas se você travar e não conseguir terminar o movimento. Definitivamente, essa estratégia só deve ser usada em último caso porque, claro, você vai ter que rolar a barra por cima do seu saco.
Demonstração:
4. Levante a barra sem travar os pesos, assim você pode tira-los de um lado de cada vez se não conseguir terminar a sua repetição.
Viu? A gente também posta coisas positivas, úteis, relacionadas a exercícios às vezes. Mas o mais importante, você viu nosso artigo sobre as 12 razões do por que sua namorada deve fazer agachamentos?